Welcome to my blog, hope you enjoy reading
RSS

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Faça sua própria meia-calça colorida

Se você já se cansou das poucas opções de cores que as marcas nacionais de meia-calça oferecem, e também não tem grana para encomendar uma de fora do país, chegou a hora de fazer a festa! Que tal transformar uma meia-calça branca na meia-calça colorida que você sempre sonhou? É muito rápido e fácil de fazer. E o melhor: tudo isso por menos de 20 reais!

Meia-calça colorida

Você vai precisar de:

  1. meia-calça opaca na cor branca (ou o mais próximo de branco que puder encontrar)
  2. corante próprio para poliamida, na cor desejada
  3. balde ou recipiente equivalente
  4. colher de madeira ou plástico (se usar de madeira, compre uma apenas para esse fim)
  5. luvas de borracha ou látex
  6. água fervente (1 litro)
Coloque a água quente no balde e adicione o corante. Não esqueça de colocar suas luvas antes, para não manchar as mãos!

1
Com o auxílio da colher, misture bem para que o corante se dissolva completamente na água.
2 
Espere por cerca de 5 minutos (mexendo de vez em quando), para que a água fique bem saturada com o pigmento.
3 
Molhe bem a meia-calça em água da torneira, para que o corante se espalhe mais facilmente pela sua meia, evitando que ela fique manchada. Esprema a meia cuidadosamente para retirar o excesso de água. Mergulhe a meia úmida no corante.  
4 
Movimente a meia com as mãos, até que ela atinja uma coloração homogênea.5
Deixe a meia de molho no corante por cerca de 30 minutos. Ela deve ficar com uma cor levemente mais escura do que aquela que você realmente quer.
6 
Levante a meia e, ainda dentro do balde, aperte para que escorra o excesso de líquido, evitando que você suje o chão da sua casa. Lave a meia em água corrente, para retirar o corante.Continue lavando, até que a água saindo da meia fique transparente.
7
Levante a meia e, ainda dentro do balde, aperte para que escorra o excesso de líquido, evitando que você suje o chão da sua casa. Lave a meia em água corrente, para retirar o corante.
8
Continue lavando, até que a água saindo da meia fique transparente.
9
Lave a meia com um pouco de sabão em pó ou sabão neutro, para evitar que fiquem resíduos de corante (resíduos podem manchar suas roupas e provocar reações alérgicas!).



10

Enxágue a meia, retire o excesso de água e pendure no varal para que ela possa secar.

Pequenos detalhes que fazem toda a diferença

Se você não encontrar uma meia-calça branca no Denier que você deseja, você pode optar por cores próximas ao branco, como pérola ou gelo, da seguinte maneira:
  • Se você for tingir sua meia num tom frio como azul, lilás, verde e tons acinzentados, use a meia gelo/branco gelo (levemente acinzentada)
  • Se você for tingir sua meia num tom quente como vermelho, alaranjado, amarelo e marrons terrosos, use a meia pérola (levemente bege)
A escolha da cor de fundo adequada garante que a cor original da meia não interfira no resultado final da sua coloração.
Quando você ler o rótulo do corante, verá que o fabricante recomenda que todo o processo de tintura seja feito em fervura constante. Nunca faça isso, pois você poderá relaxar sua meia.
Muita atenção ao escolher o seu corante. Certifique-se de que escolheu um corante adequado para poliamida (mesma coisa que poliéster, matéria-prima abundante na meia-calça). É preciso prestar atenção na hora da compra, pois a maioria dos armarinhos vende corante para tecidos naturais como o algodão. Caso você pegue o corante errado, ele tingirá sua meia, mas a cor resultante será imprevisível , e não a que o rótulo indica. Eu usei o corante Vivacor da marca Guarany. Eles disponibilizam um documento em pdf ensinando a fazer cores customizadas a partir das cores que eles fabricam.
O resultado é realmente muito bom! Eu passei o dia com a minha meia-calça mostarda e ninguém percebeu qualquer diferença. Quando comentei com algumas colegas de trabalho que eu mesma havia pintado a meia, nenhuma delas queria acreditar!
 
Não parece, mas a meia mais curta é bordô, e não preta!
Já estou me preparando para as próximas. Faça a sua também, e envie uma foto! Já pensou como seria legal um post só com as perninhas coloridas de vocês?
11


Créditos: Minha Melissa

1 BLÁ BLÁ BLÁ:

LuizaM. ! disse...

aaaaai, amei esse post *--*
vou tentar tingir alguma assim que puder. Seu blog sempre ajuda, e muito :)

beijao!

Postar um comentário

Vai comentar né?