Welcome to my blog, hope you enjoy reading
RSS

sábado, 17 de outubro de 2009

Lentes de contato :)

Elas são super-úteis, desde você que quer se livrar dos óculos, ou a você que quer inovar com o olho de outra cor. Utilidades a parte, elas são ótimas, mas quem resolveu aderir às lentes de contato (como eu, desde ontem disse adeus aos óculos na rua) deve tratá-las com muito cuidado e carinho, pois ao contrário o seu lindo sonho pode acabar virando um pesadelo!


- Em primeiro lugar as lentes devem sempre estar limpíssimas, caso contrário irá trazer sujeiras para o seu olho, o que pode ocasionar problemas. Se você usa o dia inteiro, deve lavá-las a noite e deixá-las de molho na caixinha com a solução multiuso (único produto que pode limpá-las) assim, ao colocá-las de manhã, elas estarão limpas. Caso as use ocasionalmente, você sempre deve lavá-las antes do uso, aparando a lente na palma da mão e limpando-a delicadamente com o dedo em giro no centro da lente.

-A caixinha também deve sempre estar limpa, tanto por fora quanto por dentro, e sempre abastecida com um pouco de solução multiuso, para qualquer emergência. Você deve lavá-la assim que tirar as lentes e antes de colocá-las novamente.

-É proibido dormir com lentes, pode acabar trazendo problemas!

-Também é probido comprar lentes coloridas sem receita médica!

- Para os mais 'desligados', existem as lentes descartáveis, que suportam apenas uma semana de uso. Existem também as prolongadas, que duram cerca de 1 ano. O aconselhável é as que tem durabilidade de 2 a 6 meses.

-Uma outra vantagem das lentes para quem usa óculos, é que a visão com elas é 5 % melhor do que com nossos 'quatro olhos'.

-Os cuidados gerais são: Lavar bem as mãos antes de manipular as lentes e checar se não ficou sabão nas mãos. Não colocar a lente se o olho estiver irritado ou se houver sensação de corpo estranho no olho ( dor, incômodo, coceira). É bom levar sempre a caixinha e um pequeno frasco com o soro para retirar as lentes quando necessário. O paciente deve fazer um controle periódico da lente com o oftalmologista e respeitar os prazos de validade das lentes.

Lentes são ótimas! Com todos os cuidados necessários elas só fazen bem: te deixam com uma excelente auto-estima que é um fator importantíssimo na saúde de qualquer invíduo.
 
Abraços,
Lígia.